2008/01/31

Feira do Calçado

No próximo sábado, dia 02 de Fevereiro, o Exército de Salvação realiza mais uma Feira do Calçado, entre as 10h e as 16h.
Esta é uma boa oportunidade de adquirir calçado e outros artigos, a muito bons preços ajudando simultaneamente esta instituição.

2008/01/30

Reunião da CMS

Decisões tomadas em reunião da CMSintra, que dizem directamente respeito à Freguesia de Colares.

PROPOSTAS APROVADAS NA REUNIÃO ORDINÁRIA PÚBLICA REALIZADA EM 30 DE JANEIRO DE 2008

- Ratificar a atribuição de apoio financeiro no valor de 50.000,00 € ao Sport União Colarense para organização do XIX Grande Prémio Fim da Europa.
(Proposta nº 45-RP/2008, subscrita pelo Vereador Rui Pereira)
Aprovada por unanimidade.


Fonte :
http://www.cm-sintra.pt/Artigo.aspx?ID=4291

Aniversários de Janeiro

No último Domingo, dia 27 de Janeiro, realizou-se na Associação de Idosos Pensionistas e Reformados do Mucifal um lanche de Aniversário, dedicado a todos os Associados que comemoraram o seu aniversário durante o mês de Janeiro.
Neste lanche juntaram-se os aniversariantes, familiares e outros associados num ambiente muito agradável e com muita alegria.
Esta iniciativa visa comemorar no último sábado de cada mês (este Domingo foi uma excepção), os aniversários dos associados do mês em questão, procurando assim criar mais um motivo para uma sã convivência e boa disposição.

AIPRM

2008/01/29

Concerto

Integrado nas comemorações das Bodas de Diamante do Sport União Colarense, a Banda dos Bombeiros Voluntários de Colares ofereceu um concerto no passado Sábado, dia 26 de Janeiro.
Para além da habitual qualidade da música, a Banda estreiou uma nova obra musical.

DESPORTO

Desporto do Fim de Semana

FUTEBOL

Seniores
Jeromelo 2 - União Mucifalense 1


Juniores
Casalinhense 2 – União Mucifalense 5

Juvenis
União Mucifalense 1 – Sintrense 3

Iniciados
Sintrense 4 -União Mucifalense 0


Infantis
União Mucifalense 5 – Aveiras 3

Escolas

Estoril 9 – União Mucifalense – 1

Futsal
União Mucifalense 1 – Mafra 2

2008/01/28

Tratado de Lisboa

Será?...ou talvez não!!!!
Presidência Portuguesa - Tratado de Lisboa – E agora?...


Após toda a excitação e frenesim com os últimos seis meses que nos calhou no sistema de rotatividade de governação da União Europeia (UE) penso que é hora de fazer um balanço e retirar algumas conclusões. Não sou daqueles que embarcam na euforia de que foi um grande sucesso. E também não sou daqueles que dizem só mal. Meio termo.
Portugal teve o mérito de se virar para o Brasil e para África. Em relação ao Brasil, penso que a Europa ganhou crédito politico e fez bons acordos bilaterais junto de um dos países mais importantes da América Latina e uma potencia emergente naquela região e não só. Houve depois muito alarido em relação à supra falada, propagandeada até, cimeira Europa/Africa. E aqui as coisas correram francamente mal. Juntou-se cerca de sessenta chefes de Estado e respectivas delegações para quê? Creio que esta interrogação é legitima. Esta cimeira teve um custo muito grande para a Europa e não estou a falar da parte financeira, essa custeou os pobres Portugueses. Teve um custo político tão grande que ainda ninguém calculou. É evidente que se deveria fazer uma cimeira com África, e Portugal teria esse mérito, mas não nestes moldes. A Europa para além de ficar de cócoras perante África, sentando democratas com ditadores, possivelmente sentiu-se culpada pelos problemas que esse continente atravessa, ainda deu a entender que fez isso com o intuito não de resolver os problemas dos povos Africanos mas sim para resolver os problemas dos Europeus. Basta ler ou ouvir as declarações dos Lideres Africanos. Finalmente e em relação ao famigerado Tratado de Lisboa quem ganhou e quem perdeu? Um dos grandes vencedores foi claramente a Alemanha e a sua Chanceler, não esquecer que este tratado foi praticamente todo negociado na Presidência que antecedeu a Portuguesa, a Alemã, e portanto Portugal teve só que se concentrar em convencer os Lideres Polacos que governavam o pais àquela data e limar mais uma ou outra aresta. O outro grande vencedor foi a própria Europa. A União não pode continuar a funcionar como até aqui, tem um estrutura administrativa e politica demasiado pesada e a partir da implementação deste Tratado ficará mais agilizada. Esperemos. O outro vencedor foi Portugal, mas um vencedor circunstancial, que viu o nome da sua Capital inscrito no Tratado. Paradoxalmente, penso que a derrotada também vai ser a própria Europa enquanto União Politico-Administrativa. Será?...talvez sim! Vejamos.
A Europa é um conjunto politico, e não só, muito complicado. Tem vinte e sete países, tem quase trinta línguas, tem outras tantas culturas e subculturas e mais complicado tem países que apesar de democracias têm famílias politicas diferentes. Estas diferenças são mais visíveis nas grandes questões europeias e nas internacionais, como se verificou ainda recentemente sobre a cimeira Europa/Africa, sobre o regime politico do Kosovo, sobre a Adesão da Turquia à UE, para não falar na Guerra do Golfo, etc.,...Mas com o Tratado de Lisboa a Europa também é derrotada? Sim, talvez. Por exemplo agora todos os países têm pelo menos um comissário na Comissão e isso fazia um certo equilíbrio politico dentro da UE. Com este Tratado os países mais pequenos, como o nosso, que tinham direito a um comissário(Portugal tem o Presidente) deixarão de o ter. Passarão a ter rotativamente e isto na melhor das hipóteses. As Presidências como a que aconteceu no ultimo semestre do ano passado deixarão de existir e passarão a ser tripartidas. O Parlamento Europeu tem mais poderes fiscalizadores sobre a Comissão, retirando com isso poderes aos parlamentos nacionais que através da rotatividade semestral das presidências fiscalizava algumas decisões. Estes são três simples exemplos que receio que provoque desequilíbrios políticos dentro da UE e isso a fragilize. Será?...oxalá que não!
Sobre a melhor maneira de ratificar este tratado voltarei a escrever sobre o assunto.

Pedro Bravo

2008/01/27

Praia Pequena - Acidente

Esta manhã os Bombeiros V. Almoçageme foram alertados para uma situação de possível afogamento na Praia Pequena.
Dois surfistas entraram em pânico, quando caíram num perigoso agueiro e ficaram numa situação bastante crítica. Dois outros praticantes da mesma modalidade, que se encontravam na praia, apercebendo-se do perigo, imediatamente se lançaram à agua conseguindo a muito custo, e um deles com risco da própria vida, trazê-los para terra firme.
Felizmente apenas um dos surfistas correu algum perigo, por ter entrado em hipotermia devido ao facto de não usar fato apropriado ao desporto que praticava.
Temos também a salientar o excelente trabalho do B.V. Almoçageme, pela sua prontidão e eficácia, não poupando esforços para levar a bom termo a sua missão.

Os dois surfistas que socorreram os colegas

2008/01/25

Judo-União Mucifalense

No passado dia 19, teve lugar no Complexo Desportivo da União Mucifalense “A Festa do Judo 2008”

Do programa fez parte:
Treino conjunto dos atletas da Escola de Judo e do Projecto de Competição
Entrega de lembranças aos atletas
Jantar – Convívio



2008/01/24

Agenda Para o Fim-de-Semana

Agenda para o Fim-de-semana

Sociedade R.M. Almoçageme dias 25 e 26 pelas 21:30
Concertos
CORVOS
Ainda com a participação
Dia 25 Banda Mocage e no dia 26 Franco-Atiradores


Núcleo Sportinguista de Almoçageme
Assembleia-geral dia 26 pelas 21:00

Sport União Colarense
Dia 26 Concerto na sede pelas 21:00
pela Banda B.Voluntários de Colares
dirigida pelo Maestro Major Fernando Moreira

C.M.Sintra e Sport União Colarense
XIX Grande Prémio Fim da Europa dia 27 pelas 10:00

2008/01/23

Associação de Reformados do Mucifal

Foi num ambiente de festa que no passado dia 19 a Associação de Reformados do Mucifal comemorou 7 anos de vida.
Após a excelente actuação do Grupo de Música Popular Portuguesa "Sons da Terra", actuou o Grupo Coral da Associação que como sempre esteve maravilhoso, com um repertório de luxo...
Os Associados tinham motivos de sobra para festejar, pois para além do 7º. Aniversário da Associação, também o sócio número 2 sr. Martinho Leal e o maestro do Coro Paulo Taful eram aniversariantes.
Para todos eles o Notícias deseja as maiores felicidades.

YouTube

Notícias da Minha Freguesia no YouTube

Ainda no rescaldo do 2º.Aniversário do Notícias um colega bloguista, o Nuno Saraiva, teve a brilhante ideia de colocar cerca de 200 fotos e imagens no conhecido YouTube. Foi uma homenagem ao nosso trabalho mas que ilustra bem a dedicação do Nuno a esta região e contribui para a colocação definitiva de Colares no universo virtual.

Imagens no YouTube
http://www.youtube.com/watch?v=d4kEueLvsa8&eurl=http://colares.blogs.sapo.pt/

Blog Colares
http://colares.blogs.sapo.pt/

2008/01/22

Museu do Vinho e da Vinha

Com a presença do vereador da cultura senhor Luís Patrício e outras individualidades, foi reaberto na Adega Viúva Gomes em Almoçageme no passado Sábado, o Museu da Vinha e do Vinho.
Uma exposição simples, mas que demonstra como se plantava a vinha e se fazia o vinho na nossa terra.
Almoçageme está de parabéns por este evento, pois esta terra e as suas gentes sempre estiveram ligados ao vinho de Colares.

2008/01/21

DESPORTO

Desporto do Fim de Semana

FUTEBOL

Seniores
Vialonga 2 - União Mucifalense 0


Juniores

União Mucifalense 4 – Sobreirense 2

Juvenis
Trajouce 1 - União Mucifalense 0

Iniciados
União Mucifalense 7 – Carenque 1


Infantis
União Mucifalense 3 – Lourinhanense 1

Escolas
Lourinhanense 6 – União Mucifalense – 0

Futsal
União Mucifalense 0 – Zambujeira S. Calvo

Euipa Feminina de Futsal da União Mucifalense

SIC - Perdidos e Achados

No seguimento da Notícia publicada neste Blog sobre o programa da SIC Perdidos e Achados e por sugestão de um nosso visitante que nos enviou o link do respectivo programa, aqui o publicamos :


http://videos.sapo.pt/aif2zmufGyW09FgTALFF

2008/01/20

Mês da Música

A S.R.M. Almoçageme iniciou ontem sábado, o Mês da Música.
Esta iniciativa tem como finalidade trazer até à nossa terra vários tipos de música: Ligeira , Rock e Clássica.
Ontem actuaram:
1ª. Parte
Banda da Soc. F. Malveira da Serra
2ª. Parte
Banda da União Mucifalense

2008/01/19

Parabéns

Mais um ano passou desde o início desta nossa aventura, e já lá vão 2.

É verdade, hoje o blog Notícias da Minha Freguesia faz 2 anos. Como já quase todos nos conhecem bem e sabem da nossa dedicação e entrega a este projecto, achamos que hoje, mais do que falar de nós, deviamos ouvir os nossos visitantes e amigos.
Enviem-nos opiniões, criticas, sugestões, enfim tudo o que puder contribuir para melhorar este espaço.

Obrigada pela participação!

Susana Amor

Vitalino Cara d'Anjo

2008/01/18

Reabertura do Museu da Vinha e do Vinho

Reabre amanhã, dia 19 de Janeiro, o Museu da Vinha e do Vinho.
Desta vez este projecto fica situado na Adega Viúva Gomes, em pleno Largo principal de Almoçageme, e inicia-se cerca das 15 horas contando com a actuação da Banda da Sociedade Recreativa e Musical de Almoçageme.

Reunião da CMS

Decisões tomadas em reunião da CMSintra, que dizem directamente respeito à Freguesia de Colares.

PROPOSTAS APROVADAS NA REUNIÃO ORDINÁRIA PRIVADA REALIZADA EM 16 DE JANEIRO DE 2008

- Emitir parecer favorável relativamente à alteração proposta pelo Agrupamento de Escolas da Região de Colares referente à denominação da Escola EB 2.3 da Sarrazola para Escola Básica de Colares-Sintra.
(Proposta nº 8-LP/2008, subscrita pelo Vereador Luís Patrício)
Aprovada por unanimidade.


(Fonte: site da CMS)

http://www.cm-sintra.pt/Artigo.aspx?ID=4291

2008/01/17

Perdidos e Achados

"Perdidos e Achados" é o nome de uma reportagem que a SIC transmite todos os sábados no final do noticiário das 20 horas.

Neste sábado, dia 19 de Janeiro, a reportagem irá recuar no tempo cerca de 15 anos e vai ao encontro dos protagonistas de uma história transmitida pelo programa Praça Pública.

O principal protagonista desta história é então o sr.Vitalino Cara d'Anjo, que todos vocês hoje conhecem através deste blog (e não só), mas que há muito desmonstra vontade de servir o próximo através de inúmeros projectos. Nessa altura, há 15 anos atrás, o Vitalino proporcionava a alguns miúdos mais desfavorecidos da nossa freguesia, não só passeios aos quais nunca poderiam de outra forma ter acesso, mas também muito carinho e atenção, coisa que na maior parte das vezes eles não tinham em casa.

A Sic veio então ao encontro, não só do Vitalino, mas também de alguns desses miúdos, hoje homens, para visitar os protagonistas 15 anos depois.

Susana Grilo

2008/01/16

Aniversário da AIPRMucifal

No próximo dia 19 de Janeiro a Associação de Idosos Pensionistas e Reformados do Mucifal comemora o seu 7 aniversário. O programa será o seguinte:

- Sábado, dia 19, pelas 15:30h - Actuações musicais e lanche de confraternização

- Domingo, dia 20, pelas 13h - Almoço comemorativo (inscrições até dia 18)

O Notícias deseja muitos e bons anos de vida a esta Associação que tanto melhorou a vida dos nossos idosos.

2008/01/15

DESPORTO

Desporto do Fim-de-semana

FUTEBOL
Seniores
União Mucifalense 2 – Torreense 0

Juvenis
União Mucifalense 3 – Tires 3
Infantis
Benfica 6 – União Mucifalense 1
Escolas
União Mucifalense 0 – Guadalupe 2
Futsal
Caneças 1 - União Mucifalense
2


Clique 2 vezes na imagem para ver o 2º. golo da União

2008/01/14

Colheita de Sangue

Como já vem sendo hábito o Instituto Português do Sangue desloca-se à Junta de Freguesia de Colares, no próximo dia 16 de Janeiro, entre as 9 e as 13 horas, para mais uma Campanha de Colheita de Sangue.

Não se esqueça que com um bocadinho do seu tempo, pode salvar uma vida.

2008/01/11

Sport União Colarense

Foi num ambiente de alegria e esperança que o Sport União Colarense comemorou ontem as suas Bodas de Diamante.
Após a sessão solene, o grupo coral Ardecoro deliciou-nos com uma excelente actuação, seguindo-se depois um bufete onde foi servido um Colares de Honra, para terminar em grande com uma sessão de fados.
O Noticias da Minha Freguesia deseja que todos os problemas que neste momento o Sport União Colarense atravessa, sejam ultrapassados e volte a ter a glória de outros tempos.


2008/01/10

Será

SERÁ?
As aparências iludem...

Agora que já passou esta “lufa-lufa” do Natal e do Fim de ano, sobretudo do Natal, será que diferente do ano passado, do outro, do outro, de alguns anos atrás? Penso que não. Na sua essência Não. Continuamos tão egoístas como nos anos anteriores – neste talvez mais – por força das circunstancias (desemprego, custo de vida mais elevado, pessimismo nacional, etc.). Os que são generosos e solidários, continuam – talvez menos – a sê-lo. De resto tudo na mesma. Talvez assim tanto também não, e daí...
Uma correria para parecer que somos felizes, que somos solidários, que nos preocupamos com os outros, que estamos bem na vida, que...Mentira. Quantos de nós que está sem ver e sem falar com um seu parente ou amigo durante o ano todo e depois no Natal lá se lembra de um presente? Tantos... Quantos de nós que quase não fala ou fala mal com o seu vizinho, por exemplo, e chegado ao Natal parece que somos íntimos há muitos anos e passada esta quadra abrem-se novamente as hostilidades? Tantos... Muitos de nós andou numa azáfama louca a comprar presentes, a comprar as melhores iguarias para por na mesa naquela noite, como se o amanhã não existisse. Para quê? Para durante o mês de Janeiro andar a pedir fiado ao merceeiro ou ao cartão de crédito.
Para parecer que todos se dão muito bem e andam o resto dos dias do ano aos remoques, amuos, de costas voltadas – isto também serve para os casais. Sim, sim há muitos casais que se portam assim, infelizmente.
O Natal não é esta hipocrisia toda. Por isso a tal frase “ o Natal é quando o Homem quiser” .Nós podemos ser menos extravagantes, fantasistas e sobretudo menos desperdiçadores nesta altura do ano e fazer o Natal prolongar-se pelos outros trezentos e sessenta e quatro dias. Imaginem o contraste...
É precisamente nesta altura do ano em que Uns (Nós) tentam enganar-se a si e aos outros mostrando tudo aquilo que querem - fazendo esforços enormes - para não mostrar o que não querem e Outros (Comunicação Social) que só se lembram dos que nada têm nesta altura do ano.
Será?...as aparências iludem e muito...existe muita miséria ainda mais do que aquela que se vê o que faz aumentar ainda mais este drama!
Todos nós sabemos que tudo isto é verdade, salvo algumas exepções.

Pedro Bravo

2008/01/08

Aniversário do Colarense

No próximo dia 10 de Janeiro o Sport União Colarense comemora as suas Bodas de Diamante, com uma Sessão Solene, pelas 21 horas, seguida de um "Colares de Honra".

75 anos de existência em prol do Desporto e também da Cultura, pelo que o Notícias da Minha Freguesia apresenta os sinceros Parabéns a esta colectividade.

2008/01/07

Desporto

Desporto do Fim-de-semana

FUTEBOL

Seniores
Venda do Pinheiro 2 - União Mucifalense 2

Juniores
Recreio Cultura 1 - União Mucifalense 4

Juvenis
Fontainhas A 0 - União Mucifalense 2

Infantis
União Mucifalense 1 – Colégio Marista 3

Escolas
Sporting 11 - União Mucifalense 1

Futsal Feminino
União Mucifalense 0 – Arneiros 5

2008/01/06

Jantar de Reis

Na passada 6ª.feira, dia 4, o ATL do Mucifal realizou o Jantar de Reis.
Os miúdos fizeram as honras da casa, houve Reis a conduzir os pais às respectivas mesas e um pequeno espectáculo de música e dança, antes do jantar.
Esta foi mais uma iniciativa que revela grande empenho e dedicação da equipa deste ATL. No final do jantar foi sorteado um cabaz de Natal e houve ainda animação para um pezinho de dança.
Reportagem fotográfica mais alargarda do blog "Colares dos pequeninos"-Os Minorcas http://colaresdospequeninos.blogspot.com/